terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Questão de honra

Na Bíblia já dizia:"Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus." Ec.2:24. Voltaire dizia que "O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade." Jack Kemp,político dos Estados Unidos,ex-jogador de futebol,envolvido com causas sociais disse que "Por mais humilde que seja, um bom trabalho inspira uma sensação de vitória." Todas essas frases coletadas expressam de forma salutar a necessidade e os frutos do trabalho.

Aos 16 tive meu primeiro emprego.Foi no salão de beleza do meu pai, onde eu atendia telefone, varria, recepcionava, e mais alguns serviços concernentes a uma auxiliadora de cabeleireiro.Depois fui auxiliar-administrativo por duas vezes de uma empresa de ar condicionado.Já fiz treinamento para ser atendende da Net.Até que passei no vestibular e fui iniciar a carreira proposta-um sonho-graças a Deus, possível.Em todas essas ocupações,por mais rápidas que tenham sido, aprendi responsabilidade,cumprir horário, compromisso, organização,a importância da educação e do serviço (ato de servir mesmo).Por mais que minhas remunerações não fossem das mais exorbitantes, conseguia comprar algumas coisinhas, típicas da necessidade de uma adolescente.Considero, então o trabalho, a caracteristica mais presente do ser humano nos dias de hoje que valoriza não só sua capacidade, mas seu esforço e contribuição para a sociedade de uma forma ou de outra e mais, é a forma de sobrevivência deste.

No início desse ano, no canal Bandeirantes de Televisão, o Jornalista apresentador Bóris Casoy, se referiu aos Garis como tendo uma profissão rebaixada.Segue o vídeo



Comentário rebaixado sim pra um jornalista "culto"(?).Não estou aqui , e nem quero defender pessoa ou outra,é na verdade uma questão de honra de cada profissão, e mais de cada pessoa.Já passaram várias matérias em outras emissoras de televisão sobre catadores de lixo, que saem a noite, correndo horas atrás de um caminhão,o que demonstra o esforço de cada um daqueles que cumprem essa função.Os garis, especificamente, limpam a sujeira que eu e você fazemos quando estamos com preguiça de jogar algo no lixo, quando não nos importamos, mesmo com tantas discussões atuais a respeito da situação ambiental do mundo, e sujamos as ruas, sem ao menos saber o tempo de decomposição daquele objeto e os impactos que isso pode causar na natureza.

Como disse, cada serviço tem, seu papel na sociedade direta ou indiretamente.Bóris Casoy disse, que "essa profissão é a mais baixa da escala do trabalho". Queria saber qual é o mais alta?A dele? A dos políticos corruptos que usam dinheiro dos outros pra ficar rico ou qual então?

O Jornalista no dia seguinte à "gafe" pede desculpas:



Frase infeliz???O que me entristece não é SÓ as frases que falamos a um meio de comunicação tão acessível quanto a TV e sim o pensamento de algumas de nossas personalidades que constituem a formação e transmissão de idéias e fatos no nosso País.

É, Brasil.

2 comentários:

Cabelo disse...

Olha,me perdoe!!
Sobre a atitude desse senhor,eu prefiro nem comentar,mas sobre sua escrita...Parabens Jac,kda vez mais vc flui...

Marina disse...

Jacky, seu blog é muito bom!
Parabéns pelo conteúdo e escolha de temas! Tá realmente ótimo!
Cheio de personalidade! Em alto estilo jackelineano!
:)
Bjos e saudades da Ma!