sexta-feira, 2 de outubro de 2009

É Brasil!




Com o slogan "eu já sabia" e o plágio de Barack Obama, "yes,we can", recebemos a feliz notícia de que o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, vai sediar as Olimpíadas de 2016. Confesso que fui uma das que, a princípio,se recusou a aceitar a hipótese.Acreditava eu que o país não tivesse a estrutura necessária (me refiro a segurança, transporte e saúde) para receber tamanho evento.

Que vergonha de mim(?!)



Hoje,sexta-feira,2 de Outubro de 2009,data da escolha da nova sede das Olimpíadas, fui impelida pela torcida dos meus amigos-vizinhos, durante um almoço "comunitário", a amolecer e enfim, mudar de ideia. Momento propício para isso pois estávamos prestes a ir para faculdade realizar uma atividade a respeito do livro Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado, que conta desde o século XVI em que estrutura o nosso Brasil brasileiro foi formado. Acompanhando as chamadas da tv, fiquei relembrando as palavras de Celso Furtado, quando ele dizia que toda a renda produzida aqui no Brasil era para servir o luxo e a necessidade dos colonos. Os nossos índios foram escravizados em favor de regalias européias,nosso ouro patrocinou a industrialização da Inglaterra, nossa honra foi deixada de lado em favor da rentabilidade de poucos. Foi aí que, pensando bem, concordei com a maioria: Nosso país merece sim ser a sede das Olimpíadas.Foi divulgado um mapa, mostrando todos os lugares que já receberam as Olimpíadas.Surpresa? Não! Parecia um mapa de Projeção de Mercator,sabe aquele que aprendemos no colegial?rs.Não quero aqui abrir espaço para falar bobagem mas a maioria dos países eram europeus, asiáticos ou norte americanos, mostrando que na realidade a América do Sul, África nunca receberam tal evento.
Essa escolha marca muito mais do que uma grande movimentação de esporte que acontecerá por aqui(que é de extrema valia), demonstra por trás que nosso país é capaz de atender exigências de países ditos de primeiro mundo.
Estou certa que há muito que se investir no Brasil e no Rio para receber todo esse contingente, e que outras necessidades muito mais inflamadas clamam por resposta como a educação,saúde e a questão do tráfico, sem contar a corrupção, entretanto, não podemos deixar de destacar e nos alegrar com esse novo passo.
É uma vitória inicial. Não nos sentimos totalmente realizados como brasileiros, pois nossa estrutura em si, econômica, política e social não foi em todo modificada, mas serve sim de auto-estima para o nosso povo.

Espero que as palavras do nosso Presidente aconteçam de fato e que esta Olimpíada marque para sempre e positivamente!

Vamos que vamos...

2 comentários:

T.Blade disse...

Pois eH...sempre torço muito nas oLimpíadas, mas taLves por estar loooonge ainda não tô muito eufórico com isso!!
Lí que o mundo pós crise têm beneficiado os países emergentes e a economia brasiLeira é vista como uma das mais promissoras no mundo atraindo os investidores estrangeiros.

Sendo assim, pode ser que até 2016 sejamos, enfim, uma potência mundiaL.
Com a copa e as oLimpíadas, uma boa descuLpra pra infra-estruturar o BrasiL, ou peLo menos as cidades mais importantes!!

Espero que ao longo desses anos possamos ver o BrasiL se transformando num país de primeira!!

Deus abençoe JacqueMM!!
bejoo

lia disse...

Axo positivo!Agora é correr atraz p ficar bom p receber então os atletas e afins.Com isso o turismo começa a partir de jah!Positivo tbm!
Todos os olhos p o Rj,inclusive os do Sr Lula!
bjs Jah,amei a postagem!!